Como inserir comprovantes e documentos em casos de saldo bloqueado por Disputa?
Tempo de leitura: 2 minutos
A Disputa é um serviço oferecido pelo PagBank que tem como objetivo apoiar compradores quando produtos ou serviços adquiridos pela internet não são entregues pelo vendedor ou diferem do esperado.
Se você foi notificado sobre uma Disputa aberta pelo seu cliente, é preciso acessar sua conta PagBank pelo computador* e ir até a Central de Soluções. Lá, pode localizar a Disputa aberta e entender qual problema foi relatado pelo comprador, além de ter a possibilidade de propor uma solução a ele.
Caso você concorde com a argumentação do cliente e esteja disposto a devolver o valor pago, clique em Encerrar Disputa. Caso contrário, responda de forma clara e objetiva e aguarde até que o cliente responda.
A inserção de comprovantes só ocorre quando uma Disputa entra em Moderação, ou seja, quando não há acordo entre comprador e vendedor e o apoio do PagBank é solicitado. Caso isso ocorra, veja como anexá-los para análise:
- Vá até a área Central de Soluções e selecione a Disputa;
- Clique em Envio de Informações Adicionais e depois em Escolher Arquivo;
- Selecione os comprovantes e confirme clicando em Concluir Envio.
*Se estiver acessando por celular ou tablet, não esqueça de clicar em "ir para versão web".
Lembrando que:
- As disputas podem ser abertas pelos clientes em um período de até 45 dias úteis após a confirmação do pagamento. Nesse processo, ele pode solicitar a devolução do valor total da compra.
- Se você recebeu uma notificação de Disputa e seu saldo está bloqueado, ele ficará retido até que haja acordo entre você e o cliente e a reclamação seja encerrada.
- O encerramento da Disputa pode ser feito por você ou seu cliente a qualquer momento.
- É possível inserir até 10 comprovantes por dia. Eles devem estar nos formatos JPG, JPEG, GIF, PNG ou PDF e ter tamanho máximo de 3MB.
- Confira a relação de documentos aceitos pelo PagBank para a comprovação de entrega de um produto ou serviço.