O que é resgate antecipado feito pelo banco?
Todos os tipos de CDB oferecem a possibilidade de resgate da aplicação, uma opção para que você possa retirar o valor investido após o prazo de carência ou de vencimento pré-estabelecido para a sua aplicação. Mas você sabia que os bancos também podem fazer essa movimentação?
O resgate antecipado é uma medida de segurança disponibilizada pelos órgãos reguladores para as instituições financeiras. A medida, no entanto, só é utilizada em casos extremos de variações bruscas no cenário econômico.
O que isso significa?
O resgate antecipado nada mais é que uma ferramenta de proteção para os bancos em casos de grandes e inesperadas variações do cenário econômico. Nesse caso, alguns produtos de CDB são resgatados automaticamente pelos bancos e os valores investidos, bem como os juros acumulados no período da aplicação, são depositados integralmente na conta dos investidores.
Importante: o resgate antecipado se trata de uma medida rara e necessária apenas em últimas instâncias. Dívidas ou faturas de cartão atrasadas não se enquadram, em nenhuma hipótese, nesse cenário.