Logo e texto UOL

O que é um evento corporativo voluntário? - Dúvidas | PagSeguro

    O que é um evento corporativo voluntário?

    Assim como o nome sugere, o mercado de renda variável tem como característica as constantes oscilações. Isso significa que o preço dos ativos pode variar até mesmo dentro de um mesmo dia.

    Normalmente, a variação de preços é decorrente de alguns eventos, como o movimento de compra e venda dos investidores. Além disso, existem os chamados eventos corporativos voluntários, que também interferem nesses preços.

    Os eventos corporativos são situações que ocorrem no mercado de investimentos e que o investidor pode optar por exercer nos papéis que possui. Veja os principais:

    Subscrição

    Uma empresa pode colocar mais ações no mercado. Quando isso acontece, a lei determina que a preferência de compra seja dos investidores atuais. Isso é chamado de direito de subscrição. Ao aceitá-lo, o investidor garante que o nível de sua participação acionária seja mantido.

    Dissidência

    Também chamada de “direito de recesso”, a dissidência é um mecanismo que visa a proteção dos sócios com participação minoritária. Basicamente, nesse evento o investidor tem direito a renunciar suas ações caso não concorde com alguma movimentação feita pela a companhia ou definições estabelecidas em assembleia.

    Conversão

    Basicamente, a conversão de ativos é a possibilidade de um investidor transformar o tipo de papéis que possui. Quem tem ações ordinárias, por exemplo, pode convertê-las em preferenciais. Esse evento ocorre baseado em Estatuto Social ou assembleias.

    Essa informação foi útil?

    Artigos relacionados