Logo e texto UOL

O que significam os códigos das ações de renda variável? - Dúvidas | PagSeguro

    O que significam os códigos das ações de renda variável?

    Os códigos das ações são compostos por quatro letras maiúsculas e um número, que variam conforme o nome da empresa e o tipo de ação a qual corresponde a operação. Exemplo: PAGS34.

    • PAGS: código da empresa que tem suas ações negociadas na bolsa. Nesse caso, a empresa é o PagSeguro
    • 34: código que representa o tipo de ação, sendo o número 34 a representação das BDRs. No exemplo, a empresa PagSeguro comercializa suas ações internacionalmente.

    Principais tipos de ativos negociados na Bolsa de Valores (B3):

    Tipo de açãoSignificadoNúmero que a representa
    Ações ordináriasAções que dão direito a voto nas assembleias da empresa. O peso do voto é proporcional a quantidade de ações que o sócio possui.

    3

    Ações preferenciaisAções que dão prioridade  no recebimento de lucros da empresa a qual se é sócio.

    4

    Ações preferenciais classes A, B, C e DCada classe possui uma relação diferente de regras, que variam conforme a empresa. Tais regras estão descritas no Estatuto Social5, 6, 7 e 8, respectivamente
    ETFs, FII (Fundos de Investimento Imobiliário) ou UnitsComposição diversificada de fundos, para quem deseja variar a carteira. Os Units são pacotes de ações, compostos por ações ordinárias e preferenciais sob o mesmo ativo

    11

    BDRsAções estrangeiras que podem ser negociadas na Bolsa de Valores brasileira (B3)

    34

    Para visualizar a lista completa de empresas que têm ações na Bolsa de Valores ou para conferir o código de uma empresa específica que deseja investir, acesse o site da B3.

    Essa informação foi útil?