Logo e texto UOL

Quais são os custos ao aplicar no Tesouro Direto? - Dúvidas | PagSeguro

    Quais são os custos ao aplicar no Tesouro Direto?

    O PagBank não cobra nenhuma taxa de corretagem para quem investir em títulos através do super app. No entanto, existem taxas aplicadas diretamente pela Bolsa de Valores ou impostos devidos. Confira:

    • Taxa de custódia: cobrada semestralmente pela Bolsa de Valores (B3), no primeiro dia útil dos meses de janeiro e julho no percentual de 0,25% ao ano sobre o valor dos títulos. É feita diretamente na conta do cliente e caso a cobrança seja menor do que R$10,00, é acumulada para cobrança no próximo semestre. Em títulos do Tesouro Selic essa taxa é cobrada apenas sobre investimentos que excedam R$ 10 mil por CPF.
    • Imposto de Renda: é calculado apenas sobre os rendimentos obtidos em uma aplicação, variando de acordo com o tempo que você fica com seu dinheiro aplicado. Veja a tabela regressiva do IR:
    Prazo da aplicação Percentual de IR
    Até 180 dias 22,5%
    De 181 a 360 dias 20%
    De 361 a 720 dias 17,5%
    Acima de 721 dias 15%

    A cobrança é recolhida direto na fonte, no momento do pagamento de cupons/juros semestrais, resgate ou no vencimento da aplicação.

    • IOF (Imposto sobre Operações Financeiras): a cobrança é aplicada apenas sobre os resgates antecipados em um período inferior a 30 dias, a contar da data de aquisição do título. O IOF é aplicado a partir de alíquotas regressivas, ou seja, quanto maior o prazo de aplicação, menor será a alíquota, podendo chegar a zero quanto o investimento completa 30 dias.

    Essa informação foi útil?